"Técnicas de como trabalhar com E.V.A"


Trabalhar com o E.V.A. é muito fácil e prazeroso, até crianças gostam desta matéria-prima para executar trabalhos escolares, justamente por este motivo. Porém, existem certos cuidados para deixar o trabalho mais bonito. A seguir, uma lista de cuidados e dicas para ajudar em suas confecções:

- Riscar: Use um palito de churrasco, palito de inox (para unhas) ou caneta sem tinta bem leve para riscar o E.V.A. assim não fica marcas de lápis ou caneta.

- Cortar: Para cortar o emborrachado você pode usar o estilete para cortes retos com auxílio de uma régua, este deve ter lâmina nova e afiada. Nos cortes curvos, a tesoura é o melhor meio para se conseguir o resultado esperado. Segure a tesoura firme e gire o E.V.A. e não a tesoura para evitar muitas rebarbas. Quando puder, adquira variedades de cortes decorados para acabamento.

- Lixar: Use lixa de unha ou lixa de madeira bem fina para tirar as rebarbas que sobrarem após o corte, somente no lugar em que for necessário, levemente.

- Limpeza: Sempre que for necessário, faça a limpeza com detergente neutro e um pano úmido, marcas de cola saem com álcool e um pano macio.

- Base de corte: Use sempre uma placa para cortar o E.V.A. sobre ela evitando riscar o móvel de trabalho. Lave bem as mãos para não sujar seu trabalho.

- Moldes: Podem ser feitos em papel sulfite ou de gramatura maior como o papel Paraná (este dura mais). Se usar papel fino, cuide na hora de riscar o emborrachado para não sair do contorno do risco.

- Desenhos: Para desenhar detalhes dos rostinhos, pespontos e letras, use canetas permanentes coloridas e canetas gel (cuide para não esfregar mãos e braços para não borrar).

- Cortadores:
 Os cortadores e vazadores auxiliam muito, portanto, invista nesses ajudantes, sempre que possível. Compre aos poucos, são caros, mas muito úteis.

- Enfeites: Botões, miçangas, fitas, olhinhos móveis, tinta relevo, purpurinas, gliter, tornam seus trabalhos bonitos e diferenciados.

- Colagem: Para colar as peças, o melhor é cola tipo Universal (Brascoplast), mas possui cheiro forte e deve ser usada com máscara de proteção. A cola instantânea também dá bom resultado e é de rápida secagem. Cola quente também pode ser usada, só que o resultado deixa a desejar, principalmente em peças pequenas, ficando relevo entre as partes coladas. Em peças 3D obtém um bom resultado para este tipo d
e cola. Cuide para não se queimar.



Fica a dica, espero que tenham gostado!
"Bia - Fazendo Art's"





.

0 comentários:

Postar um comentário